Páginas

Divulgando seu trabalho de forma correta

Olá Diário!

Hoje me deparei com uma situação muito comum entre pessoas que trabalham com venda de produtos artesanais!
Infelizmente o ocorrido foi com uma empresa que não merecia ter passado por isso!

Pensando nisso, decidi preparar esse post para esclarecer algumas dúvidas e também me desculpar por uma atitude que tomei no calor do momento rsrs

Para quem é essa dica?

Para quem trabalha com qualquer tipo de produto artesanal! Seja em papel, biscuit, feltro, tecido, latinha de refrigerante etc etc etc

E o que é um produto artesanal??

Usando minhas humildes palavras rsrs é o que você faz manualmente! Que não é feito utilizando processos industriais!
Nilmara!!!! Mas eu uso a silhouette! dãããr! 
Calma... calma.... A silhouette é apenas uma das muitas ferramentas que podemos utilizar! Mesmo utilizando a Silhouette, seu produto é sim artesanal.

Características de um produto Artesanal

Uma das muitas muuuitas características de um produto artesanal, é que dificilmente um projeto ficará igual ao outro!
Sempre uma fita pode ficar mais torta.... um recorte mais pra lá que pra cá....
E tem mais, se utilizarmos apenas a "boa e velha" tesoura e/ou estilete as chances de ficarem diferentes são ainda maiores!
Agora pensa se duas pessoas diferentes decidem fzr um mesmo trabalho. As chances de ficarem iguais são quase que impossíveis!
Pegando o exemplo dos personalizados:
A impressora pode ser diferente... a marca do papel, fita ou qualquer outra matéria prima pode não ser a mesma... E ainda tem o acabamento! Cada um utiliza a técnica de montagem que melhor se adaptou.

Apresentação do seu produto

Para se vender um produto é FUNDAMENTAL ter uma imagem do mesmo! Dificilmente você vende algo que a pessoa não viu ou não tem idéia do que se trata, não é mesmo?
Essa imagem/fotografia precisa ser caprichada! Uma boa iluminação...
Não tenho luz profissional Nilmara!!! 
Use a luz do dia!! ela é ótima :D!! Abuse de um cenário condizente com o produto! Eu como não levo muito jeito com cenários, sempre opto pelo "bom e velho" fundo infinito utilizando uma folha de EVA branca! Ela não amassa e não reflete luz! Minha queridinha :D Se puder investir em uma boa camera, melhor ainda!
Qual você usa Nil?
No momento tenho uma smart camera! Seu modelo é Sansung NX300. Ela não é semiprofissional tão pouco profissional rsrs mas tem uma qualidade bem bacana!

Feita essas considerações, chegou a hora de esclarecer outras dúvidas!

É comum vermos artesãos utilizando fotos de ooooutros profissionais como forma de divulgar seu trabalho....
Qual problema tem nisso, né mesmo? Eu farei igual! O que custa eu usar? É mais rápido rsrs Tirar uma boa foto é super trabalhoso e demanda tempo! Ainda mais ter que fzr uma peça só pra tirar a foto! É muito mais fácil pegar a foto do amiguinho, né?
Huuuuum..... cuidado.... Há muuuuitos problemas nisso... Todos eles apresentados nos itens acima! Projetos artesanais NUUUUNCA ficam iguais.....
Imagina só as seguintes situações:
1- Você pegou a foto do amiguinho, vendeu o produto, e seu cliente dá de cara com algo totalmente diferente! O.O
2- Não conseguiu fzr igual (por qualquer motivo.... acabamento ou material que não sabe qual é), dá uma de ninja e some do cliente!!!
Não gosto nem de pensar nisso... Mas é o que acontece todos os dias com muitos artesãos.

E tem mais... nem entrarei no assunto de plágio/cópia... A coisa pode ficar ainda pior! Como o ocorrido foi com um molde comprado, o assunto "plágio" ficará para dps ;D

Sabe uma outra coisa bem "ruim"? 

Muitas fotografias são protegidas por direitos autorais... Se você der o "azar" da pessoa ter registrado, ainda pode sofrer com um processo.... Ai que dor de cabeça!!!!

E por que estou falando tudo isso hj?

Porque aconteceu uma coisa hoje comigo que servirá de exemplo para muitas artesãs e artesãos!

Uma empresa muito bacana (eu não conhecia o trabalho... depois ainda descobri que foi minha aluna :P não vou colocar o nome... acho que já expus ela demais =/) utilizou uma foto nossa em seu insta como forma de divulgar o produto!
O que aconteceu? Um insta beeem grande e conhecido compartilhou a imagem e marcou a empresa.....
Claro, eu descobri.... Aí a pessoa (eu) que estava trabalhando a noite inteeeeeira (isso era 10 da manha e eu ainda não tinha dormido rsrs), dá chilique e compartilha o acontecido nas redes sociais.....
Deixa a "bomba" estourando e vai dormir! Quando acorda, vê a foto removida no insta e uma nota de desculpas da empresa....
Mas qual foi a minha surpresa????? A empresa tem um trabalho lindo, e por um pequeno descuido utilizou uma foto sem dar os créditos.... E eu? Bom, eu fiquei triste.... triste pq ela não merecia.... pelo que vi, nunca tinha feito isso antes! Vi que quem realmente faz isso de caso pensado, por preguiça ou sei lá pq, não sofre com isso.... Se eu pedi desculpas? Sim... eu pedi... E peço mais uma vez rsrs desculpa eu?

Aproveitando esse assunto, e o acontecido, recebi algumas perguntas!

Nilmara, eu comprei um molde da loja da Sil (seu ou de qualquer outro artista). Toda vez que eu for reproduzir terei que dar créditos? Isso não é legal em meu perfil profissional....
Não, você não precisa dar crédito SE utilizar uma foto sua, de um trabalho que você reproduziu. SE você utilizar a foto do produto feito pelo artista, precisa dar os crédito! Por quê? Por todos os motivos citados acima... Quais? repetindo rsrs
1- Seu projeto nunca ficará igual
2- Você pode não conseguir reproduzir
3- As fotos podem ter direitos autorais

Mais uma vez repito.... não entrarei no assunto plágio/cópia... A coisa pode ficar ainda pior! Como o ocorrido foi com um molde comprado, o assunto "plágio" ficará para dps ;D

Nossa como eu escrevi!!! Mas achei importante esclarecer isso tudo! Não quero que vocês passem por situações constrangedoras e nem arriscam perder créditos no meio profissional.

É tão difícil criar um nome não é mesmo? Não arrisquem destruir tudo o que demorou tanto esforço e tepo para construir!

Beijo grande no coração de vocês...
Nil

5 comentários:

  1. Parabéns pelo esclarecimento e pelo dom de desculpar e pedir desculpas...nem todos têm essa atitude. Beijos, Carlla Adorno.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, achei o assunto interessantíssimo, eu estou te conhecendo agora e com ctz será minha mentora, amo seus trabalhos, as caixinhas de páscoa, ainda hoje estará no meu pc e testarei na minha silhouette, adoro personalizados e sempre fiz a mão e com a ajuda de furadores, sempre para a família, mas agora resolvi fazer desse meu querido hobby, uma segunda fonte de renda e me perguntei exatamente isso hoje, os moldes que eu comprar eu tenho que dar os créditos para Nil?
    se eu só comprar o molde e fazer a minha maneira, tirando a minha fotinha, os créditos serão meus, com ctz para quem quer divulgar o trabalho e ótimo.
    Fico mais tranquila agora para comprar e usar todos os moldes.
    Parabéns por este lindo dom e obrigada por compartilhar conosco...beijos

    Logo meu site estará no ar: www.caprichopersonalizados.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana sua atitude Nil e parabéns pelo post, foi ótimo e esclarecedor. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nilmara e como fica se a pessoa comprar seus arquivos na lojinha da Sil, e usar para produzir peças e vender comercialmente? Como vc lida com isso?
    Não gosto de comprar na loja da Sil porque os arquivos baratos não são para uso comercial. E como penso num futuro próximo, usar meus arquivos para fazer artesanato e vender, prefiro comprar em lugares onde permitem.
    PS adorei suas artes.
    Abraços,
    Kallu Medeiros

    ResponderExcluir
  5. Oi, como faço para baixar o silhouette? Pois utilizo o Windows 8.
    Preciso muito para fazer as coisas do aniver da minha bebê.
    Maritsa.nog.menezes@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...